Pao de Mel do Mosteiro de Sao Bento

Voila, c'est parti! Meu primeiro post neste blog!

Eu adoro pao de mel e aqui na Europa existem algumas variaçoes do tema, meu preferido é da Alemanha.

Encontrei esta receita no blog Fofurices e resolvi testar. Ele é maravilhoso!

Bom, maridao e filhota atacaram, mas como eu disse que a opiniao deles nao valia, porque é familia, maridao decidiu levar umas unidades para os colegas de trabalho dele.

Dentre os colegas, dois deles além de serem amantes da culinaria, sao tradicionais franceses e super criticos. Foram eles meu principal alvo e elegi meus criticos oficiais.

Veredito? Adoraram! Um deles comeu tres de uma so tacada e no final do dia ainda foi procurar para ver se tinha sobrado um.

Fiquei toda orgulhosa de mim, afinal, foi meu début nesta arte. Eu ja tinha feito algumas coisas aqui em casa, mas nada para ser levado e ser avaliado por expert.

Como coisa boa a gente divide, segue a receita do Pao de Mel do Mosteiro de Sao Bento


 Pao de Mel do Mosteiro de Sao Bento
Fonte : Blog Fofurices e Revista Gula
Rendimento : 60 paes de mel de 6 cm

Ingredientes:
2 xicaras de mel
60 g de manteiga (usei manteiga da Bretanha, deu uma otima testura à receita)
2 colheres de sopa de açucar mascavo (aqui na França voce procura o Cassonade)
1 colher de sopa de canela
1 colher de sopa de cravo
1 calice de cointreau (opcional) –
proxima vez vou testar com Pineau de Charente, um aperitivo tipico da regiao
3 colheres de sopa de chocolate em po
1 xicara de leite morno
1 xicara de amendas moidas (eu tinha praliné em casa e fiz, ficou otimo!)
4 xicaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
Para banhar : 600 g de chocolate meio amargo - usei o Callebault
Para rechear : doce de leite, geléia de damasco, mas também vou experimentar com geléia de morango. (300 g)

Modo de Preparo :
 Pre-aqueca o forno a 180C. Coloque as forminhas de papel na assadeira (use aquelas de muffim) ou unte e enfarinhe as forminhas. Misture os ingredientes secos e peneire bem e mexa com um fouet por alguns minutos

Na batedeira, em velocidade média, bata a manteiga com o açucar mascavo até formar um creme. Adicione o mel e continue batendo até que esteja bem homogeneo.

Ainda batendo em velocidade médica, junte o leite alternadamente com a mistura dos ingredientes secos. Bata até que os ingredientes estejam bem combinado (nao mais que 1 minuto).

 Encha a forminha com 2 colheres de sopa de massa.

Leve para assar na grade do meio do forno. Asse até que estejam firmes ao toque ou que o palito saia limpo. Este bolo assa bem rapido.

Deixe descansar na assadeira por 5 minutos e depois transfira para uma grade de resfriamento (eu deixei esfriando uns 5 minutos, depois desenformei e coloquei numa assadeira forrada com papel aluminio e deu super certo).

Corte no meio, recheie com geléia ou doce de leite. Derreta o chocolate conforme seu costume ou as instruçoes da embaalgem e banhe os paes de mel. Espere o chocolate firmar e embale os paes de mel.
Validade : 8 dias fora da geladeira

0 comentários:

Postar um comentário